Total de visualizações de página

Pesquisar

terça-feira, 27 de abril de 2010

Coisas de CACHORRO, (ou para se aprender com um).

"Coisas de cachorro"
Se um cachorro fosse seu professor, você aprenderia coisas assim: Quando alguém que você ama chega em casa, corra ao seu encontro. Nunca perca uma oportunidade de ir passear de carro. Permita-se experimentar o ar fresco do vento no seu rosto. Mostre aos outros que estão invadindo o seu território.
Tire uma sonequinha no meio do dia e espreguice antes de levantar. Corra, pule e brinque todos os dias. Tente se dar bem com o próximo e deixe as pessoas te tocarem. Não morda quando um simples rosnado resolve a situação.
Em dias quentes, pare e role na grama, beba bastante líquidos e deite debaixo da sombra de uma árvore. Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo. Não importa quantas vezes o outro te magoa, não se sinta culpado... volte e faça as pazes novamente.
Aproveite o prazer de uma longa caminhada. Se alimente com gosto e entusiasmo. Coma só o suficiente. Seja leal.
Nunca pretenda ser o que você não é. E o MAIS importante de tudo... Quando alguém estiver nervoso ou triste, fique em silêncio, fique por perto e mostre que você está ali para confortar. A amizade verdadeira não aceita imitações!!! 
Texto: Autoria Desconhecida

Termos e Planos Direcionais.


Termos e planos direcionais  aplicados a animais de quatro patas.  As áreas tracejadas representam o carpo e o tarso, respectivamente, dos membros anteriores e posteriores. 

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Células e suas Organelas!



Célula Eucarionte Animal





As células constituem os seres vivos!!!

O Numero de células num animal está na casa dos Trilhões (X.000.000.000), para o HOMEM foi estimado em cerca de  100 Trilhões (100.000.000.000)

As células são a menor parte dos seres vivos, com forma e função definidas.
Estrutura das células
As células são constituídas por organelas – várias estruturas com funções especializadas delimitadas por um membrana própria e com conteúdo aquoso suspensas no citoplasma das células vivas. As organelas realizam funções vitais para a célula, como respiração, produção de energia, nutrição, armazena e transporta energia, etc.
Membrana Plasmática
O que é e suas funções:
De forma simples, podemos definir a membrana plasmática como envoltório celular. Este envoltório será o responsável pela forma da célula e pelas substâncias que entram e saem dela.
Composição e outras características:
Sua composição química é lipoprotéica (gordura + proteína), porém, esta não se dá de forma homogênea.

Há dois tipos de substância que atravessam a membrana plasmática: as hidrossolúveis e as lipossolúveis.

As substâncias hidrossolúveis chegam ao interior das células somente após atravessarem os poros contidos nas proteínas transportadoras. Contudo, este transporte somente ocorrerá se estas substâncias forem menor do que o tamanho do poro desta proteína.

No caso das substâncias lipossolúveis, estas atravessam a membrana plasmática bem mais facilmente, pois a maior parte da membrana plasmática é formada por lipídeo. Aqui, as substâncias não necessitam ser pequenas, necessariamente, para chegarem ao interior da célula.

Este processo de entrada e saída de substâncias através da membrana plasmática são conhecidos como 
transporte passivo (difusão e osmose) e transporte ativo (endocitose, fagocitose, exocitose).

Curiosidade: As substâncias hidrossolúveis que atravessam a membrana plasmática são: água (H2O), oxigênio (O2), gás carbônico (CO2), uréia, vitamina C, glicose, ácido salicílico, ácido láctico, proteínas pequenas (menores que o tamanho dos poros das proteínas transportadoras), aminoácidos e sais minerais.


As principais organelas citoplasmáticas encontradas nas células eucariontes animais estão citadas abaixo:
Mitocôndria

Nesta organela encontra-se o DNA, RNA e ribossomos. Por isso  a mitocôndria realiza a respiração celular e produz a energia de que as células necessitam para suas atividades.(Imagem: ww.dialogica.com.ar)



Lisossomos

 são compartimentos envoltos por membrana que contém um grupo de enzimas que digerem materiais introduzidos nas células ou elementos da própria célula.(Imagem: www.mundovestibular.com.br)


Ribossomos

são grãos formados por RNA e proteínas. Sua principal função é sintetizar as proteínas. (Imagem: www.icb.ufmg.br)

Complexo de Golgi

é formado por um pilha de sacos achatados e pequenas vesículas. Têm a função de levar para outras organelas proteínas e lipídios; além disso “empacota” e secreta proteínas.(Imagem: www.icb.ufmg.br)



Retículo endoplasmático


 é dividido em rugoso (RER) e liso (REL). O retículo endoplasmático rugoso possui ribossomos e o liso não possui. Têm a função de produzir, transportar e armazenar substâncias na célula. (Imagem: www.portalbiologia.com.br)


Núcleo

comanda a maioria das atividades da célula. No seu interior encontra-se os cromossomos, estruturas que guardam o DNA da célula. Essas estruturas ficam mergulhadas dentro do suco nuclear ou cariolinfa.  (Imagem: www. revistagalileu.globo.com)
Centríolos

Os centríolos são estruturas citoplasmáticas existentes na maioria das células eucarióticas – animaisalgasprotistas,briófitas e pteridófitas. No entanto, em alguns seres unicelulares, dos fungos e da maioria das plantas com sementes –angiospermas e gimnospermas, caso dos pinheiros – estes pequenos cilindros não estão presentes.Cada centríolo é uma estrutura cilíndrica constituído por microtúbulos dispostos da seguinte forma: nove grupos de três microtúbulos formando a parede do centríolo, como mostram as figuras.
Estas organelas ocorrem aos pares nas células, dispostos perpendicularmente entre si e localizados no centro celular, região mais densa do citoplasma, próxima ao núcleo, de onde saem os microtúbulos docitoesqueleto.
Células que não apresentam centríolos como as angiospermas e os pinheiros, possuem, entretanto, o centrossomo.
Os centríolos são responsáveis pela formação dos cílios e flagelos e pela organização do fuso acromático durante a divisão celular. Além disso, são estruturas capazes de se autoduplicar: orientando a formação de novos centríolos a partir dos microtúbulos presentes no citoplasma.

Medicina Veterinária - Áreas de Atuação e Especializações.


Medicina veterinária é a ciência que se dedica à prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais, além do controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano.
A medicina veterinária também busca assegurar a qualidade, quantidade e a segurança dos estoques de alimento de origem animal através do controle da saúde dos animais e dos processos que visam obter seus produtos (tais como carne, ovos, leite, couro, etc), assim como sua distribuição, venda e preparo.
Áreas de atuação do médico veterinário
       1. Prevenção, controle e erradicação de agravos à saúde animal e zoonoses;
       2. Tratamento das enfermidades e dos traumatismos que afetam os animais;
       3. Controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano;
       4. ATER - Assistência Técnica e Extensão Rural;
       5. Pesquisa em diversos campos da saúde, Humana e Veterinária.

Especializações médico-veterinárias
O título de especialização para os médicos veterinários depende a realização de cursos especializados, dos quais os principais são:
Especialidades e área de atuação
       Acupuntura Veterinária
       Anestesiologia Veterinária
       Bem-Estar e Comportamento Animal
       Clínica Médica de Grandes Animais - Ruminantes, Eqüídeos e Suínos
       Clínica Médica de Pequenos Animais - Cardiologia, Dermatologia, Odontologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia
       Ecologia e Gestão Ambiental
       Farmacologia e Terapêutica Veterinária
       Fisiologia e Endocrinologia Veterinária
       Hematologia Veterinária
       Homeopatia Veterinária
       Inspeção Higiênica, Sanitária e Tecnológica de Produtos de Origem Animal - Carnes e Derivados, Leite e Derivados, Pescado e Derivados, Ovos e Derivados, Mel e Derivados, Controle físico-químico e Microbiológico de Produtos de Origem Animal
       Medicina e Produção de Animais Aquáticos
       Medicina e Produção de Animais de Laboratórios
       Medicina e Produção de Animais Silvestres
       Medicina Veterinária Intensiva
       Medicina Veterinária Legal
       Medicina Veterinária Preventiva - Saúde Pública, Epidemiologia, Zoonoses e Planejamento em Saúde Animal, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Vigilância Sanitária
       Microbiologia Veterinária - Virologia, Bacteriologia e Micoologia
       Morfologia Veterinária - Anatomia, Histologia, Citologia e Embriologia
       Odontologia Veterinária
       Oncologia Veterinária
       Parasitologia Veterinária
       Patologia Clínica Veterinária
       Patologia Veterinária - Anatomia Patológica, Histopatologia e Ornitopatologia
       Radiologia e Diagnóstico por Imagem Veterinária - Ultra-sonografia, Ressonância Magnética, Tomografia e Videolaparoscopia
       Reprodução Animal (também chamada de Teriogenologia) - Andrologia, Tecnologia do Sêmen e Inseminação Artificial, Ginecologia e Obstetrícia Veterinária, Produção “in vitro” de Embriões, Transferência de Embriões, Clonagem Animal, Transgênese Animal, Fisiologia e Manejo Reprodutivo
Toxicologia Veterinária