Total de visualizações de página

Pesquisar

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Células e suas Organelas!



Célula Eucarionte Animal





As células constituem os seres vivos!!!

O Numero de células num animal está na casa dos Trilhões (X.000.000.000), para o HOMEM foi estimado em cerca de  100 Trilhões (100.000.000.000)

As células são a menor parte dos seres vivos, com forma e função definidas.
Estrutura das células
As células são constituídas por organelas – várias estruturas com funções especializadas delimitadas por um membrana própria e com conteúdo aquoso suspensas no citoplasma das células vivas. As organelas realizam funções vitais para a célula, como respiração, produção de energia, nutrição, armazena e transporta energia, etc.
Membrana Plasmática
O que é e suas funções:
De forma simples, podemos definir a membrana plasmática como envoltório celular. Este envoltório será o responsável pela forma da célula e pelas substâncias que entram e saem dela.
Composição e outras características:
Sua composição química é lipoprotéica (gordura + proteína), porém, esta não se dá de forma homogênea.

Há dois tipos de substância que atravessam a membrana plasmática: as hidrossolúveis e as lipossolúveis.

As substâncias hidrossolúveis chegam ao interior das células somente após atravessarem os poros contidos nas proteínas transportadoras. Contudo, este transporte somente ocorrerá se estas substâncias forem menor do que o tamanho do poro desta proteína.

No caso das substâncias lipossolúveis, estas atravessam a membrana plasmática bem mais facilmente, pois a maior parte da membrana plasmática é formada por lipídeo. Aqui, as substâncias não necessitam ser pequenas, necessariamente, para chegarem ao interior da célula.

Este processo de entrada e saída de substâncias através da membrana plasmática são conhecidos como 
transporte passivo (difusão e osmose) e transporte ativo (endocitose, fagocitose, exocitose).

Curiosidade: As substâncias hidrossolúveis que atravessam a membrana plasmática são: água (H2O), oxigênio (O2), gás carbônico (CO2), uréia, vitamina C, glicose, ácido salicílico, ácido láctico, proteínas pequenas (menores que o tamanho dos poros das proteínas transportadoras), aminoácidos e sais minerais.


As principais organelas citoplasmáticas encontradas nas células eucariontes animais estão citadas abaixo:
Mitocôndria

Nesta organela encontra-se o DNA, RNA e ribossomos. Por isso  a mitocôndria realiza a respiração celular e produz a energia de que as células necessitam para suas atividades.(Imagem: ww.dialogica.com.ar)



Lisossomos

 são compartimentos envoltos por membrana que contém um grupo de enzimas que digerem materiais introduzidos nas células ou elementos da própria célula.(Imagem: www.mundovestibular.com.br)


Ribossomos

são grãos formados por RNA e proteínas. Sua principal função é sintetizar as proteínas. (Imagem: www.icb.ufmg.br)

Complexo de Golgi

é formado por um pilha de sacos achatados e pequenas vesículas. Têm a função de levar para outras organelas proteínas e lipídios; além disso “empacota” e secreta proteínas.(Imagem: www.icb.ufmg.br)



Retículo endoplasmático


 é dividido em rugoso (RER) e liso (REL). O retículo endoplasmático rugoso possui ribossomos e o liso não possui. Têm a função de produzir, transportar e armazenar substâncias na célula. (Imagem: www.portalbiologia.com.br)


Núcleo

comanda a maioria das atividades da célula. No seu interior encontra-se os cromossomos, estruturas que guardam o DNA da célula. Essas estruturas ficam mergulhadas dentro do suco nuclear ou cariolinfa.  (Imagem: www. revistagalileu.globo.com)
Centríolos

Os centríolos são estruturas citoplasmáticas existentes na maioria das células eucarióticas – animaisalgasprotistas,briófitas e pteridófitas. No entanto, em alguns seres unicelulares, dos fungos e da maioria das plantas com sementes –angiospermas e gimnospermas, caso dos pinheiros – estes pequenos cilindros não estão presentes.Cada centríolo é uma estrutura cilíndrica constituído por microtúbulos dispostos da seguinte forma: nove grupos de três microtúbulos formando a parede do centríolo, como mostram as figuras.
Estas organelas ocorrem aos pares nas células, dispostos perpendicularmente entre si e localizados no centro celular, região mais densa do citoplasma, próxima ao núcleo, de onde saem os microtúbulos docitoesqueleto.
Células que não apresentam centríolos como as angiospermas e os pinheiros, possuem, entretanto, o centrossomo.
Os centríolos são responsáveis pela formação dos cílios e flagelos e pela organização do fuso acromático durante a divisão celular. Além disso, são estruturas capazes de se autoduplicar: orientando a formação de novos centríolos a partir dos microtúbulos presentes no citoplasma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário